Vale do Zêzere na Cova da Beira vai ter irrigação da Barragem da Senhora da Assedasse

A Barragem da Sra. de Assedasse, Gouveia, é uma das prioridades do Governo para a Serra da Estrela e para além do aproveitamento hidroelétrico vai permitir a irrigação do Vale do Mondego e Vale do Zêzere, anunciou Vítor Pereira na Assembleia Municipal da Covilhã, no dia 29.

Segundo o Presidente de Câmara Municipal a garantia foi dada pelo Secretário de Estado da Administração Local e Administração do Território durante uma reunião em também estiveram os autarcas da Guarda, Gouveia, Seia e Manteigas.


Dá conta que o empreendimento, para além de aproveitamento hidroelétrico e de abastecimento de água, irá também ao encontro da reivindicação antiga de ter irrigação no vale do Zêzere.

“Vai permitir a irrigação do Vale do Mondego e do Vale do Zêzere, que era uma antiga aspiração nossa na Cova da Beira. Desde Gonçalo, passando por Belmonte, prosseguindo pela Covilhã, em direção ao Fundão, a margem direita do Zêzere vai ser irrigada”. “Uma boa notícia para este conjunto de municípios”, disse o autarca.

Recordar que no Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, com projetos no valor de 155 milhões de euros, aprovado em 2024, consta a elaboração do projeto desta barragem.

No mesmo programa está a construção da Barragem das Cortes que o Governo também considera prioritária, avançou Vítor Pereira na A.M. Covilhã.