A FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes começa amanhã, e prolonga-se até domingo, com um programa que agrega exposições e instalações, oficinas e ações de formação, bem como animação musical e concertos.
O evento tem epicentro no Jardim das Artes e também inclui ações que vão decorrer na Biblioteca Municipal, numa organização do Município da Covilhã, em parceria com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), a ICOVI, Ideias Emergentes, IEFP, INATEL, Modatex, Universidade da Beira Interior e Turismo de Portugal.
Naquela que é a quarta edição, a FIADA mantém o objetivo de divulgar o artesanato nacional e internacional, abrangendo a Feira Nacional de Artesanato, em que estão representados ofícios e artes têxteis, cerâmica tradicional e contemporânea, madeira, serralharia artística, joalharia, arte de trabalhar a pedra, o couro e o vidro.
Há ainda lugar para o Design Market, as Tendas “Fiada por Miúdos” e “Ecocreators”, em que decorrem oficinas e demonstrações de trabalho ao vivo, além de exposições e instalações artísticas.
Integrada na programação da Covilhã Cidade Criativa da UNESCO em Design, a FIADA também coloca em evidência os artesãos e a relevância do Design na conceção, inovação e comercialização dos seus produtos. Além da participação de artesãos e designers, conta com representações de Bilbao, cidade criativa da UNESCO na área de Design (três projetos/quatro designers), Barcelos, Caldas da Rainha e Castelo Branco, cidades criativas da UNESCO na área de Artesanato, bem como de outras entidades convidadas.
Segundo nota enviada à RCC, a FIADA assume-se como um projeto multidisciplinar baseado na relação entre tradições e modernidade, entre artesanato, artes e design que aposta na capacitação de artesãos como estratégia fundamental (seminário e ação de formação) e, à semelhança das edições anteriores, desafia cada participante a candidatar uma peça, da sua autoria, a uma ou às duas categorias do Concurso: Categoria 1 – Melhor Peça de Artesanato “Inovação pelo Design” e Categoria 2 – Melhor Peça de Artesanato “Identidade Covilhã”.
No dia da abertura, o Chef Rui Cerveira (Casa da Esquila) junta-se à festa para um showcooking aberto a todos, a partir das 20:00.
Durante todas as tardes, a animação musical do Jardim das Artes cabe a artistas e associações locais/regionais e, nas noites, o Palco FIADA recebe concertos de “Noura” (4 setembro), “Raquel Maria” (5 setembro), “Bandidos do Cante” (6 setembro) e “Tresmoças” (7 setembro).
No mesmo espaço, vários stands de gastronomia local acrescentam sabores tradicionais às experiências artísticas e culturais.