“O projeto para a requalificação do Bolinha de Neve está pronto e já tem parecer favorável das entidades competentes”, garantiu de Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal, durante a cerimónia de abertura do ano letivo no denominado Colégio das Freiras.
Regina Gouveia admitiu que o Município está neste processo a apoiar o Instituto Jesus Maria José com arrendamento, seguros, manutenção e mantêm o compromisso com a Fundação Imaculada Conceição para desocupar o espaço, mostrando preocupação pela falta de decisão do Governo relativamente à cedência do Bolinha de Neve.
“Temos arrendamento para um ano, que termina em agosto do próximo ano, e não temos dos proprietários qualquer outro compromisso, que não seja o que está vertido num contrato de arrendamento para um ano não renovável. Estou muito preocupada, porque cada mês é muito relevante, neste período.”
A deputada do PSD, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Leonor Cipriano, admitiu, na mesma cerimónia, uma conversa com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em que lhe foram dadas garantias da resolução do problema do Bolinha de Neve com todas as condições para avançar com as obras.
“A Ministra está empenhada na resolução do problema, o Ministério irá assumir a realização das obras, irá tratar da passagem do edifício do Bolinha de Neve do Instituto de Gestão Financeira (IGF) para a Segurança Social. Garantiu-me que iria reunir todas as condições para avançar com as obras”, disse.
A aguardar o avanço das obras e a resolução do problema, a irmã Fernanda Silva, do Instituto Jesus Maria José, afirmou que só vai existir solução para o projeto se todos derem as mãos.
“Aguardamos e que seja para breve, que vejamos a porta aberta, para termos o começo das obras, e consigamos dar continuidade a este projeto”, finalizou.
Cristina Granado, representante da Junta de Freguesias da Covilhã e Canhoso, realçou a sua satisfação por toda a intervenção que tem sido feita pelas entidades envolvidas da cidade.
“Congratular todos, pelo facto de termos um sinal verde para este problema. Fico muito satisfeita e sei que todas as forças vivas da cidade tiveram uma intervenção.”
Carlos Gaspar, membro da comissão de pais, frisou ainda a vontade de trabalhar mais, sem desistir deste projeto que tanto ambicionam.
“Este dia é muito importante e estamos muito contentes, e agora ambicionamos todos o passo seguinte, sabemos que trará mais algum trabalho. Nós pais estamos muitos cansados, mas não vamos desistir. Temos sentido uma resposta positiva da parte do Governo, estamos à espera, e num futuro muito próximo temos todos de trabalhar e acreditar.”
Recorde-se que foi feita ontem, a apresentação do ano letivo 2025/2026, no antigo Colégio das Freiras, iniciando com um momento musical dinamizado pelas crianças e seguido dos discursos das entidades presentes, onde o foco foi a situação do Bolinha de Neve.