A CISMA – Associação Cultural, sediada na Covilhã, lança em novembro o Clube d’Utópico, o seu primeiro clube de leitura. “Um espaço de partilha e conversa onde o poder da literatura serve de ponto de partida para refletir sobre temas que atravessam a atualidade, e que ajudam a pensar, em conjunto, um mundo mais livre, crítico e consciente”, sublinha a associação.
A primeira sessão decorre a 7 de novembro às 18:30 no Be Art Bar (Pátio dos Escuteiros), com o livro “Regresso a Reims”, de Didier Eribon.
A ideia do Clube d’Utópico, explica a associação, nasceu de uma discussão interna sobre as tensões do mundo contemporâneo e a sobrecarga de informação a que todos estamos sujeitos. Surgiram então as perguntas que motivaram este projeto: como podemos desenvolver o nosso pensamento crítico e o da nossa comunidade, a um ritmo que nos acompanhe? Como pensar um mundo melhor, de forma acessível e democrática?
A resposta surgiu sob a forma de sessões regulares de leitura e debate, centradas em obras escolhidas consensualmente e com antecedência.
As sessões do Clube d’Utópico terão lugar em diferentes espaços da cidade da Covilhã, incluindo a sede da associação, e estarão abertas a todas as pessoas interessadas, quer sejam leitoras assíduas ou simplesmente curiosas.
