Na área de abrangência dos Comandos Territoriais da GNR de Castelo Branco e da Guarda há 8 168 idosos que vivem sós e/ou isolados, segundo os dados hoje divulgados, que resultam da operação Censos Sénior 2025, realizada pela GNR.
No país GNR sinalizou 43 074 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.
A Operação “Censos Sénior 2025” decorreu entre os dias 1 de outubro e 16 de novembro, em todo o território nacional, no âmbito do policiamento comunitário, com o objetivo de reforçar a proximidade com a população mais idosa, promover comportamentos de autoproteção e contribuir para o reforço do sentimento de segurança.
Durante a operação, os militares da Guarda levaram a cabo diversas ações especialmente orientadas para o contacto direto com pessoas idosas em situação de maior vulnerabilidade, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda “tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”, sublinha a GNR.
