Figurado: Mostra de presépios desenvolvidos para o Museu de Arte Sacra em exibição até 14 de janeiro

O Museu de Arte Sacra vai ter patente, a partir de domingo, uma exposição de Figurado de Barro da autoria de Tiago Cabeça.

A inauguração está agendada para as 17:30, de domingo, dia 14, com um momento musical da responsabilidade do Grupo de Danças e Cantares de Vila do Carvalho.


“Barrística, unindo patrimónios” será constituída por dezenas de presépios, especialmente desenvolvidos para o Museu de Arte Sacra da Covilhã pelo artista, ceramista, caricaturista e artesão arraiolense Tiago Cabeça.

Esta exposição enquadra-se no imaginário bem-humorado do artista, que com ela nos estende a sensibilidade e boa disposição dos seus presépios caricaturados, que se podem considerar de “artesanato urbano”.

Investigador do Centro de História de Arte e colaborador também da Cátedra UNESCO em património imaterial e saber-fazer tradicional: ligando patrimónios, da Universidade de Évora, com uma carreira de ceramista e caricaturista de quase 30 anos, Tiago Cabeça desenvolve a sua atividade artística, de expressão figurada no barro, no seu atelier de Arraiolos, distrito de Évora, à qual se dedica em exclusividade.

A barrística de Tiago Cabeça é uma expressão eclética de arte popular moderna, com múltiplos prémios conquistados, projetos concretizados, milhares de clientes espalhados por Portugal e pelo mundo, milhares de peças únicas desenvolvidas.

Muito do trabalho de Tiago Cabeça é concretizado por encomenda, como por exemplo as suas conhecidas caricaturas, elaboradas a partir de fotos de pessoas reais. Mas este ceramista desenvolve toda uma miríade de outras variadas temáticas, onde se incluem os temas religiosos, como os santos, os cristos, os presépios, as últimas ceias; também os temas profanos como as caricaturas, o Zé Povinho, o bestiário e a fantasia.

Utilizando o barro como matéria-prima, como quem usa um lápis e uma folha de papel, Tiago Cabeça desenvolve autênticas bandas-desenhadas em barro, cartoons cheios de sensibilidade, inteligência e humor. Trabalhos imediatamente reconhecíveis como seus, assinados, sempre de peça única, a maioria vendidos antes mesmo de saírem do seu atelier.

A mostra estará em exibição até ao dia 14 de janeiro, na Sala das Temporárias do museu de Arte Sacra, e pode ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas, com entrada livre.