Fatura da água vai aumentar em Manteigas

O município de Manteigas aprovou, em reunião pública da Câmara Municipal, um aumento das tarifas de água e resíduos para o ano de 2026, seguindo a política de convergência com os valores praticados pelos restantes municípios integrados na APAL.

O presidente da Câmara, Flávio Massano, explicou que a medida se prende com a necessidade de corrigir desequilíbrios acumulados ao longo dos anos. “Manteigas empurrou este problema com a barriga e desde há dois anos que estamos a tentar corrigir esta situação”, afirmou. Segundo o autarca, o aumento terá um valor fixo de cerca de 3 euros e uma componente variável que acompanhará os aumentos aplicados nos outros municípios.


“Estamos a falar de um aumento médio nas tarifas fixas de cerca de 3€ e na parte variável vamos acompanhar, assim, em grosso modo, o aumento que os outros municípios vão fazer”, detalhou Massano. O presidente sublinhou ainda que o reajuste não visa lucro para o município ou para a APAL, mas sim garantir a sustentabilidade do sistema e reduzir perdas e ineficiências acumuladas.

O aumento das tarifas variáveis será maior para os consumos mais elevados. “Já não se vão lavar carros gastando cêntimos de água nem encher piscinas com 30 euros”, avisou Massano, apelando a consumos equilibrados na água e atenção ao lixo, cujos custos são significativos para o município.

O vereador da oposição, Nuno Soares (PS), que se absteve na votação, reafirmou o apoio histórico à adesão à APAL e à política de convergência tarifária, mas alertou para o impacto das perdas no sistema, estimadas em cerca de 37%. “As perdas e fugas andam na casa dos 37% da água que é captada, portanto é mais de um terço que passa nos nossos depósitos e nas nossas captações não chega às nossas torneiras”, explicou Soares, apelando à colaboração dos munícipes para reportar fugas e desperdícios.

Soares acrescentou que essas perdas geram custos elevados e que será necessário reforçar os investimentos na rede para melhorar a eficiência do sistema. “Temos de facto de trabalhar nesta questão”, concluiu.

Recordar que Manteigas integra a APAL-SIM – Águas Públicas em Altitude, Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Celorico da Beira, Guarda, Manteigas e Sabugal, é uma entidade intermunicipal que foi criada a 19 de fevereiro de 2024, pelos 4 Municípios fundadores que reconheceram os benefícios da gestão integrada dos Sistemas de Abastecimento Público de Água para consumo humano, de Saneamento de Águas Residuais Urbanas e de Águas Pluviais.