A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) formalizou, no dia 26 de fevereiro, a constituição de um Centro de Responsabilidade Integrado da Diabetes (CRI-Diabetes), uma nova estrutura organizacional dedicada à prestação de cuidados especializados e integrados às pessoas com diabetes da sua área de influência.
A assinatura do ato de constituição foi formalizada entre o presidente do Conselho de Administração da ULSCBEIRA, João Pedro Marques Gomes, e a Diretora do CRI-Diabetes, especialista de Medicina Interna, Dídia Lages.
Segundo nota de imprensa enviada à RCC, na ocasião, o presidente do Conselho de Administração afirmou que “a criação deste CRI representa mais um passo decisivo na modernização da organização clínica da ULS da Cova da Beira. Trata-se de um modelo que reforça a autonomia das equipas, promove a responsabilização pelos resultados e coloca verdadeiramente o doente no centro dos cuidados.”
“No caso da diabetes, uma patologia com enorme impacto na saúde pública, este modelo permitirá uma resposta mais integrada, mais próxima e mais eficaz às necessidades da população”, continuou.
Este novo modelo consolida um paradigma assistencial centrado na pessoa com diabetes, assente na integração de cuidados, na responsabilização clínica e na criação de valor em saúde.
Na área de influência direta da ULS da Cova da Beira, que abrange os concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, estima-se que mais de 12 mil pessoas vivam com diabetes, o que reflete uma prevalência superior à média nacional.
“O CRI-Diabetes assume como missão assegurar cuidados especializados, integrados e personalizados, com continuidade assistencial ao longo de todo o ciclo de vida da pessoa com diabetes, da infância à idade adulta, em articulação com os cuidados de saúde primários e com várias especialidades hospitalares”, pode ler-se ainda na nota.
A atividade do novo centro inclui: consulta externa especializada, com recurso a telemedicina e telemonitorização, hospital de dia de diabetes, consultoria hospitalar a doentes internados e apoio clínico/formativo aos cuidados de saúde primários.
O CRI vai desenvolver também atividades nas áreas da educação terapêutica, investigação clínica, formação de profissionais de saúde e produção científica.
Recorde-se que este é o 4º Centro de Responsabilidade Integrado criado na ULS da Cova da Beira em menos de um ano.
