O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira promove, no próximo fim de semana, 30 e 31 de maio, a Campanha de Primavera de Recolha de Alimentos nos principais hipermercados da Beira Interior, mobilizando cerca de 900 voluntários em mais de 50 lojas da região.
Segundo o banco alimentar, esta será a 23.ª edição da campanha na Beira Interior, envolvendo voluntários dos concelhos do Fundão, Covilhã, Belmonte, Guarda, Seia, Gouveia, Manteigas, Pinhel, Trancoso, Celorico da Beira e Mêda.
Em comunicado, a instituição apela à participação da comunidade, sublinhando que “as necessidades ultrapassam a oferta disponível” e que “há muitos pedidos que ficam sem ajuda”. O BACB refere ainda que distribui, em média, seis toneladas de alimentos por mês, apoiando mais de 3500 pessoas em situação de necessidade.
A campanha decorre através de diferentes modalidades. A “Campanha Saco” realiza-se nos dias 30 e 31 de maio, com recolha de alimentos à porta dos supermercados aderentes. Já a “Campanha Vale”, entre 28 de maio e 7 de junho, permite adquirir vales nas caixas dos supermercados, posteriormente convertidos em alimentos para a instituição.
Existe ainda a campanha online, também entre 28 de maio e 7 de junho, através do site Alimente Esta Ideia, possibilitando doações a partir de qualquer local, incluindo fora de Portugal.
O Banco Alimentar da Cova da Beira reforça que o trabalho desenvolvido é, muitas vezes, “silencioso e invisível” e considera essencial a mobilização da população, quer através da doação de alimentos não perecíveis, quer pelo voluntariado, apelando à solidariedade da comunidade na luta contra a fome.
