Barco inaugura três novos espaços ao serviço da comunidade

A Freguesia do Barco viveu, esta manhã, um momento de celebração comunitária com a inauguração de três intervenções consideradas estruturantes para a vida local: a ampliação do cemitério, a criação da Galeria dos Presidentes na sede da Junta de Freguesia e a requalificação da antiga cantina escolar, agora transformada num salão multiusos.

As cerimónias contaram com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Barco, Vítor Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, que sublinharam a importância dos investimentos para a valorização da freguesia e da sua memória coletiva.


Os investimentos por parte da Câmara Municipal, na cantina e cemitério, ascendem a 250 mil euros. A Junta de Freguesia, nas mesmas obras, investiu 35 mil euros.

Novo salão multiusos dá nova vida à antiga cantina escolar

A requalificação da antiga cantina escolar foi um dos momentos centrais da manhã. O espaço, totalmente recuperado, passa agora a funcionar como salão multiusos, destinado a acolher atividades culturais, sociais e recreativas da população.

Na sua intervenção, Vítor Fernandes destacou o simbolismo do projeto e o percurso necessário até à sua concretização. O autarca explicou que a obra nasceu da intenção de recuperar um espaço carregado de significado para a comunidade.

“Este é um projeto de alguns anos de percurso. Um projeto que nasceu da vontade de recuperar um espaço com significado para muitas gerações da nossa terra e de dar uma nova vida, uma nova utilidade e uma nova missão ao serviço da comunidade.”

Mais do que a recuperação física do edifício, Vítor Fernandes frisou a dimensão social do investimento: “Mais do que recuperar um edifício, começámos a criar um espaço de encontro, convívio e partilha. Um espaço pensado para acolher festas, reuniões, atividades culturais e sociais, contribuindo para fortalecer a dinâmica da aldeia e promover a união das pessoas.”

Uma opinião também partilhada por Hélio Fazendeiro, que destacou na sua intervenção que a obra “reforça o espírito de comunidade nos seus utilizadores, recordando que “nós sozinhos não somos ninguém, é sempre necessário unir esforços e trabalho”, disse.

A intervenção contou com um apoio de cerca de 90 mil euros da Câmara Municipal da Covilhã, aos quais se juntaram 25 mil euros da Junta de Freguesia.

Recuperação da antiga escola primária será “obra do mandato”

Questionado pelos jornalistas sobre o futuro da antiga escola primária, contígua ao edifício agora recuperado, o presidente da Junta de Freguesia do Barco revelou que a recuperação daquele espaço é a próxima prioridade do executivo.

“A vontade e o desejo é melhorar também esse espaço e, de forma até a conseguirmos criar neste complexo um conjunto de espaços que nos deem resposta a outras solicitações.”

Entre os objetivos está a criação de um espaço de acolhimento para peregrinos e visitantes que passam pela freguesia, nomeadamente ao longo da Rota do Zêzere: “Nas salas da escola vamos pretender instalar uma sala de acolhimento para os peregrinos e outras pessoas que passam pelo Barco, nomeadamente no percurso da Rota do Zêzere, que frequentemente nos pedem uma pernoita.”

O projeto prevê ainda a criação de uma sala de trabalho partilhado, espaços de apoio à Junta de Freguesia e áreas destinadas às associações locais.

Segundo Vítor Fernandes, a intervenção poderá não representar um investimento muito elevado, já que as antigas salas de aula se encontram em condições razoáveis de utilização.

As principais obras deverão incidir na recuperação da cobertura, substituição de janelas, pintura do edifício e requalificação dos alpendres exteriores.

Ampliação do cemitério reforça dignidade do espaço

A manhã começou com a inauguração da ampliação do cemitério local, que agora terá capacidade para mais cerca de 60 campas, uma intervenção considerada prioritária pela Junta de Freguesia.

Na sua intervenção, Hélio Fazendeiro destacou a importância simbólica e comunitária do espaço.

“É um espaço muito importante nas nossas comunidades. É ali que também, de alguma forma, homenageamos aqueles que nos antecederam e recordamos aqueles que nos antecederam.”

O presidente da Câmara sublinhou ainda a necessidade de garantir condições dignas num local de memória coletiva.

“É um espaço que nós temos que considerar, valorizar, dar condições, cuidar.”

A Câmara Municipal investiu na obra 167 mil euros e a Junta de Freguesia 10 mil.

Galeria dos Presidentes homenageia legado autárquico

Outro dos momentos marcantes da manhã foi a inauguração da Galeria dos Presidentes, instalada na sede da Junta de Freguesia, como forma de homenagem aos autarcas que lideraram os destinos do Barco.

Para Vítor Fernandes, a iniciativa representa um ato de justiça e reconhecimento.

“Penso que é de toda a justiça esta homenagem aos presidentes de Junta que passaram pela nossa terra.”

Já Hélio Fazendeiro enquadrou o momento no contexto das comemorações dos 50 anos do poder local democrático, destacando o contributo dos vários executivos ao longo das décadas.

“Todos eles, ao longo destes 50 anos de democracia, deram o melhor que sabiam e podiam, com as condições que tinham, para desenvolver a nossa terra.”

O autarca covilhanense destacou ainda a importância de olhar para o passado como forma de construir o futuro. “O desafio é olhar sempre para o copo meio cheio e perceber o espaço que nós temos para continuar a melhorar e honrar esse legado histórico.”