CMC aprova voto de pesar por Sérgio Gaspar Saraiva e louvor à missão de resgate na Venezuela

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, na reunião pública desta sexta-feira, um voto de pesar pelo falecimento do professor Sérgio Gaspar Saraiva e um voto de louvor e congratulação à Força Operacional Conjunta que participou na missão de resgate e socorro na Venezuela, distinguindo em particular os dois operacionais covilhanenses que integraram a missão.

Ao apresentar o voto de pesar, o presidente da autarquia, Hélio Fazendeiro, recordou o percurso cívico, político, associativo e cultural de Sérgio Gaspar Saraiva, que faleceu aos 81 anos.


No texto aprovado, o executivo destaca que foi “com profunda tristeza e consternação” que recebeu a notícia da morte do antigo vereador, membro da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia de São Pedro e de Casegas.

O documento recorda ainda o percurso de mais de três décadas como professor do 1.º ciclo, a ligação ao movimento associativo, a presidência da Rádio Clube da Covilhã, a autoria da obra Casegas, Minha Terra, Minha Gente e das letras de vários hinos, entre eles o do Sporting da Covilhã.

O presidente sublinhou também o papel desempenhado em diversas instituições da freguesia de Casegas, lembrando que exerceu “sempre com dedicação, empenho, responsabilidade e forte espírito de missão” as funções autárquicas.

Emocionado, Hélio Fazendeiro afirmou que “pessoalmente”, perdeu um amigo. “Coletivamente, perdemos um homem bom da nossa cidade que viveu engrandecendo e enobrecendo aquilo que é a nossa história.”

Na mesma reunião, foi igualmente aprovado por unanimidade um voto de louvor e congratulação à Força Operacional Conjunta destacada para a missão de resgate e socorro na Venezuela, comandada por Hugo Santos.

Hélio Fazendeiro destacou que a força integrou 64 operacionais de várias entidades nacionais, entre eles dois covilhanenses: o comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Armando Proença Maria, e o militar da GNR Daniel Gonçalves, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.

O autarca salientou que o voto pretende “saudar, agradecer e enaltecer este feito da equipa de 64 homens e mulheres”, valorizando especialmente “os nossos dois covilhanenses que fazem parte desta força”.

Ambos os votos foram aprovados por unanimidade pelo executivo municipal.