A Câmara Municipal da Covilhã abriu já o concurso público para a aquisição de uma solução profissional de digitalização, no âmbito do projeto de “Refuncionalização e Desmaterialização do Arquivo Municipal da Covilhã”, uma iniciativa que pretende modernizar a gestão documental do município e facilitar o acesso público ao património histórico.
Durante a reunião do executivo, o presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, destacou a importância do investimento, sublinhando que a operação contará com financiamento comunitário.
“É um projeto muito importante do qual vamos beneficiar também de apoio financeiro de fundos comunitários inscritos na ITI da CIM Beiras e Serra da Estrela e é um processo em curso que nos vai permitir refuncionalizar e desmaterializar aquilo que são os registos do arquivo municipal.”
Segundo o autarca, a intervenção representa um passo significativo na preservação e valorização da memória documental do concelho, permitindo uma gestão mais eficiente do arquivo e tornando a informação mais acessível.
“É uma evolução muito grande naquilo que é o arquivo do município, o tratamento da história do município, que vai ficar à disposição de todos aqueles que, mais à frente, naturalmente, e ato contínuo esta medida, queiram estudar e produzir conhecimento sobre a nossa história, e também poderem consultar à distância os arquivos e os documentos do nosso município”, detalhou.
Hélio Fazendeiro considera que o projeto representa uma modernização relevante para os serviços municipais e para os cidadãos, concluindo que “é uma boa evolução”.
