A Universidade da Beira Interior (UBI) está a organizar um festival, que une a ciência e o território, entre os dias 23 e 25 de setembro, na Covilhã.
No âmbito das comemorações da Noite Europeia dos Investigadores, o “UBI Science & Innovation Festival – Ciência para o Território”, vai ser um espaço aberto entre ciência, investigação, inovação, tecnologia, cultura e comunidade.
Este festival tem o objetivo de reunir investigadores, estudantes, escolas, empresas, instituições e cidadãos, num formato pensado para levar a ciência para fora dos espaços habituais e colocá-lo em diálogo direto com o território.
Tendo como novidade a integração na Noite Ibero-Americana dos Investigadores, o programa vai incluir várias palestras, mesas-redondas, atividades STEM e momentos de contacto direto.
Entre as atividades em destaque está o debate, num formato inovador ao estilo “combate” de ideias, intitulado “Rumble in the Jungle”, com a participação de Pedro Inácio, docente do Departamento de Informática e Vice-Reitor da UBI, e de Rita Piçarra, antiga CFO da Microsoft, no dia 23 de setembro.
Segue-se “Ciência, Cultura e Imaginação”, no dia 24 de setembro, e “Science on Rails”, que transporta a divulgação científica por comboio até à Guarda, numa viagem com partida da Covilhã, no dia 25.
Ainda no dia 25, o festival encerra com o “Jantar dos Futuros: Ciência, Território e Inovação à Mesa”, num modelo de palestra/encontro, preparado pelo chef Flávio Silva. Trata-se de um jantar temático que cruza gastronomia, conhecimento e território, propondo uma experiência de encontro entre investigadores, convidados e parceiros, com um menu inspirado em áreas científicas e em futuros possíveis para a Beira Interior.
Recorde-se que o festival é uma iniciativa da Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento e do Instituto Coordenador da Investigação e conta com apoio financeiro do programa Portugal Events, do Turismo de Portugal, através de uma candidatura aprovada no valor de 16.406,25 euros.
