JSD pede atuação suprapartidária na defesa da UBI

A distrital de Castelo Branco da Juventude Social Democrata (JSD) pede atuação suprapartidária na defesa da UBI.

Em comunicado os jovens laranja afirmam que “já encetaram contactos junto de vários Deputados”, dizendo que pelo facto de o ensino superior ser desde a primeira hora a sua bandeira vêm “com grave preocupação e sentimento de revolta, as mais recentes notícias referentes à não entrega do Orçamento da Universidade da Beira Interior à Direção Geral do Orçamento -DGO”.


Para a JSD “muito embora seja a maior instituição de Ensino Superior do Interior, a UBI é, simultaneamente, a mais subfinanciada do país, situação que infelizmente se arrasta há já demasiado tempo”. Complementam a ideia afirmando que “o arrastar desta situação acaba de conduzir a UBI a um dos momentos mais preocupantes da sua existência”.

O documento enviado à nossa redação indica ainda que face à situação “não podemos baixar os braços na nossa missão de defesa e luta pelos direitos do distrito de Castelo Branco e do Interior”. Acrescentam que “não se resignam e encetaram desde logo contactos com os deputados do PSD eleitos à Assembleia da República pelo distrito, deputados da JSD e outros membros da Comissão da Educação e Ciência, para que ficassem a par deste problema e que tomassem as devidas providências para que o mesmo possa ser debatido na Assembleia da República”.

No comunicado, a JSD distrital apela “a todas as organizações políticas de juventude da região, independentemente da sua ideologia política, que se juntem – não à JSD, mas à UBI, aos seus estudantes e aos seus dirigentes – na defesa dos interesses da Universidade da Beira Interior”.