Covilhã com mais de metade de hipertensos

O Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa do IPCB revela que mais de metade da população adulta do concelho da Covilhã é hipertensa.

O Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa (PPABB) do IPCB é um projeto cujo principal objetivo é, não só a determinação da prevalência de hipertensão arterial e hipotensão ortostática na região da Beira Baixa, como também o seguimento dos indivíduos hipertensos por profissionais de saúde especializados na área.


Uma iniciativa que se encontra, neste momento, integrada na Unidade de Investigação QRural (Qualidade de Vida no Mundo Rural), unidade recém-criada no Instituto Politécnico de Castelo Branco, cuja coordenação está a cargo da docente da ESALD-IPCB, Patrícia Coelho. Márcia Santos, aluna da licenciatura em Fisiologia Clínica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, foi quem operacionalizou a recolha dos dados, tendo concluído recentemente a sua licenciatura com a apresentação pública do estudo em questão. A amostra do estudo foi de 1045 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 99 anos, sendo 54,4% do género feminino e 45,6% do género masculino, com residência oficial no concelho da Covilhã. Os dados foram recolhidos de forma aleatória.

O estudo concluiu que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta do concelho da Covilhã é de 56,0%, sendo ligeiramente superior no género masculino (58,3%) quando comparada ao género feminino (54,1%). Foi também possível constatar que 43,3% da população inquirida apresenta hipertensão arterial não controlada, valores estes que assumem dimensões preocupantes. A par destes resultados, foi ainda possível perceber que os fatores de risco mais comuns na população adulta do concelho da Covilhã são a obesidade e o sedentarismo.

Foi ainda estudado a prevalência de hipotensão ortostática, cujos valores se revelam também eles preocupantes. A prevalência para esta variável foi de 10,5%, o que permite concluir que tanto a hipertensão arterial como a hipotensão ortostática apresentam elevadas prevalências no concelho da Covilhã. Face aos valores encontrados, uma das recomendações do estudo, menciona a realização de campanhas de prevenção primária de alerta e consciencialização da população aos problemas que poderão advir desta patologia, de forma a minimizar a incidência de hipertensão arterial, aumentar o seu controlo e tratamento e diminuir os fatores de risco modificáveis mais prevalentes nesta população.

Foto: Covilhã Município (Facebook)