Capela da Idanha ganha prémios de arquitetura

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, acaba de ganhar três galardões nos prémios internacionais Architizer A+Awards. Os vencedores foram anunciados esta segunda-feira.

Finalista em duas categorias, a Capela que está situada no Campo Nacional de Actividades Escutistas e recebeu o Prémio do Júri e o Prémio do Público na categoria “Cultura – Edifícios Religiosos e Memoriais” e o Prémio do Público na categoria “Arquitectura em Madeira”.


Os Prémios Architizer A+ são promovidos a nível mundial numa plataforma online que tem a sua sede em Nova Iorque e visam celebrar e divulgar a melhor arquitetura do ano. O projeto da autoria do atelier Plano Humano Arquitetos competia ao lado de nomes da arquitetura mundial como o Studio Libeskind e Mayu Architects. O Prémio do Júri foi atribuído por um júri composto por nomes ilustres da área da arquitetura, do design e das artes, enquanto o Prémio Votação Popular resultou das escolhas do público que visita o site, numa audiência superior a 400 milhões de pessoas.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no verão de 2017 e, desde então, tem sido destacada em publicações e prémios nacionais e internacionais de design e arquitetura. A inspiração para esta construção, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida. Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento. Foi idealizada como uma grande tenda, de portas abertas a todos.

Foto: Corpo Nacional de Escutas (Facebook)