Cherovia teve melhor edição de sempre

“A melhor edição de sempre” é desta forma que a organização faz o balanço do Festival da Cherovia, que decorreu de quinta a domingo, no centro histórico da Covilhã. Nos quatro dias foram consumidas mais de duas toneladas de cherovia.

O certame recebeu perto de 50.000 visitantes, “um verdadeiro recorde”, afirma a organização. Por outro lado, teve mais expositores num total de 74, entre tasquinhas, espaços devolutos, artesanato, restaurantes, bares e bancas. Foram consumidos mais de 2000 quilos de cherovia que foi apresentada em centenas de receitas, algumas novidade do festival, como por exemplo o gelado de cherovia, o mel com cherovia desidratada, os sonhos de cherovia, o néctar de pêssego e cherovia e o licor de cherovia da Licocampo, prémio bronze 2018 no Concurso Nacional de Licores atribuído na Feira Nacional de Agricultura de Santarém.


A organização do festival é da Banda da Covilhã, Desertuna e Município da Covilhã. Quanto ao concurso gastronómico, o 1º prémio foi para o restaurante Paço 100 Pressa com nuvem de cherovia; 2º prémio para a Toca da Raposa com “Chips de cherovia com mel” e o 3º prémio para Street Burger com naco de vitela em cama de broa coberto com migas de cherovia. O prémio da tasca mais tradicional foi para “Experiências”.

A 12ª Edição de 19 a 22 de Setembro de 2019.