JSD apresenta propostas para o Interior

Após dois meses de estudo no âmbito do projeto político “Agora, o Interior”, a JSD Distrital de Castelo Branco apresentou esta segunda-feira aos deputados laranja no parlamento um conjunto de medidas a implementar no interior.

No âmbito concreto das reformas propostas, a JSD Distrital começa por “reforçar a urgência que existe em aproximar geograficamente o país, por via das redes públicas de transporte, nomeadamente a ferroviária”. Para a juventude laranja é urgente “melhorar a acessibilidade entre os grandes centros e a restante geografia e potenciar assim a verdadeira coesão territorial”.


Afirmam que não se pode continuar na região “com as mais elevadas portagens do país, quando deveriam estar ajustadas ao PIB e alternativas viáveis de cada região, o que, só por si, originaria, por exemplo, uma redução de 50% na A23”.

Como medidas estruturais para a região a JSD Distrital identifica o potencial da construção de “um aeroporto num ponto central de Portugal, com suporte de rede ferroviária ou rodoviária”, bem como de um “mega campus empresarial, construído, com base na canalização de fundos comunitários e no aproveitamento de infraestruturas e parques tecnológicos ou industriais já existentes, num ponto estrategicamente favorável, e que resulte num estímulo grandioso para inspirar ao investimento posterior na vertente da inovação e empreendedorismo, bem como à gradual mobilização dos indivíduos com afinidade profissional para a sua periferia”.

Para os jovens laranja, é imperioso que Portugal “adote uma postura disruptiva e coloque de parte as pequenas medidas avulsas, que, sem coordenação e interligação, só resultarão em mais despesa mal alocada”.

Estas propostas foram já entregues aos deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, com vista à sua discussão e introdução como propostas legislativas nos debates sobre o Orçamento do Estado para 2019.

Por: Gina Almeida