Docentes e Estudantes da UBI ganham prémio PORDATA Inovação

Por: Gina Almeida

António Marques, docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da Universidade da Beira Interior e investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais da mesma instituição (NECE-UBI), Daniel Pais e Tiago Afonso, estudantes do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia (UE-UBI) e também investigadores daquele Centro, foram distinguidos, no passado dia 26, com o Prémio PORDATA Inovação, em cerimónia realizada em Lisboa. Os economistas da UBI venceram a 4.ª edição do referido Prémio com a proposta do indicador Intensidade Carbónica por Setor da Atividade (ICSA) que avalia a quantidade de gases com efeito de estufa por cada euro produzido e que com esta distinção passa agora a constar da base de dados da PORDATA.


Para os economistas da UBI este reconhecimento da PORDATA proporcionará futuras oportunidades de pesquisa, sendo que possíveis indicadores para o próximo prémio inovação 2019 já estão a ser pensados juntamente com outros trabalhos que se encontram em curso.

O Prémio PORDATA Inovação surgiu em 2015 para assinalar o quinto aniversário da base de estatísticas certificadas sobre Portugal, um projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos.