“Enamoramento” vence “Ecce Homo”

“Enamoramento” de Vítor Costa foi a foto vencedora do concurso “Ecce Homo”. Num evento promovido pela Coolabora, cooperativa social, com o apoio dos municípios da Covilhã, Belmonte e Fundão e do Labcom.IFP da UBI, que elaborou o site do concurso. Ao todo concorreram 41 fotografias de 17 participantes, com o objetivo de “assinalar a desigualdade que existe na participação dos homens na vida privada”.

Do concurso resultou uma exposição que, durante os próximos meses, irá estar patente ao público em escolas e instituições da Cova da Beira. Será também feita uma versão digital que ficará no site do concurso em www.eccehomo.ubi.pt.


Segundo dados revelados por Graça Rojão, da Coolabora, “as mulheres ocupam mais 13 horas semanais que os homens nas tarefas que deveriam ser divididas, uma desigualdade que é prejudicial para ambos”, refere.

Para Regina Gouveia, vereadora na Câmara Municipal da Covilhã, “uma imagem não muda o mundo mas ajuda a refletir e esse é o grande objetivo da exposição que resulta deste concurso”. Segundo a autarca, o “processo de mudança começou com os participantes. Espero que agora mexa também com o público e que tenha um grande impacto”.

Para além de Vítor Costa, que recebeu o primeiro prémio, foram ainda premiados Ana Albuquerque e Paulo Dias, que receberam o 3º prémio. O segundo prémio foi atribuído a Arturo Cancio. O júri do concurso foi constituído por Francisco Paiva, Miguel Cardoso, Rita Sixto, Tânia Araújo e Teresa Correia.