Covilhã apoia Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027

A Covilhã está entre os 17 municípios que celebraram um acordo intermunicipal de cooperação com o objetivo de reforçar a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

De acordo com o protocolo, será constituído um grupo de trabalho para a cooperação intermunicipal composto por representantes dos vários municípios envolvidos e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, “a fim de desenvolver uma estratégia e elaborar um plano de atividades”. “Disseminar a ação cultural no espaço público urbano e rural do território envolvido e promover o acesso à cultura e à fruição artística”, e “promover a projeção nacional e internacional da região”, são outras das intenções do acordo que foi celebrado na passada sexta-feira, no Museu da Guarda.


presidente da Câmara Municipal da Covilhã,Vítor Pereira, afirma que o município apoia esta candidatura “de espírito aberto para defender a cultura do interior”. O contributo da Covilhã ainda não está definido, o autarca adianta que “as associações culturais do concelho serão chamadas a participar”, estando também prevista a realização de eventos na cidade no âmbito desta candidatura.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, presidida por Álvaro Amaro, o acordo visa estabelecer um modelo de cooperação entre os municípios envolvidos, “com o objetivo de desenvolver uma estratégia e elaborar um plano de ação que seja adequado a articular as diferentes estratégias locais, aproveitando as economias de escala que a partilha de recursos e a participação em redes proporcionam”.

Para além dos 14 municípios do distrito da Guarda o projeto inclui as autarquias de Belmonte, Covilhã e Fundão. O plano permitirá “valorizar a identidade do território, a memória, a tradição e a história, projetando-as para a dimensão universalista da Europa e do mundo”, e “dinamizar parcerias com agentes e instituições culturais nacionais e internacionais de reconhecido mérito, articular a estratégia cultural com a área do empreendedorismo, a inclusão social, o património histórico, valorizando a inovação, a criatividade, a educação, o turismo e a economia”.