Estudo preliminar da UBI mostra mais-valia das águas termais

Investigação da Universidade da Beira Interior realça o potencial da água termal, nomeadamente para o tratamento de doenças respiratórias. As conclusões preliminares foram apresentadas num seminário que decorreu em dezembro, no Grande Hotel do Luso, e são parte do trabalho que investigadores da academia estão a realizar em conjunto com a entidade Termas do Centro, com intuito de valorizar o potencial terapêutico e económico destas estruturas.

Os dados apresentados por Luís Taborda Barata, docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI, têm por base um estudo feito num modelo in vitro da rinite crónica alérgica. Foram examinados os efeitos da nebulização de água mineral natural sulfúrea, que pode produzir melhorias a partir do segundo dia de aplicação de aerossóis. O estudo aponta ainda para a ação anti-inflamatória no sistema respiratório que resulta da utilização deste recurso termal.


Estes dados decorrem das ações que têm sido desenvolvidas na Universidade da Beira Interior, mais especificamente na FCS e Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), com a Termas Centro, para perceber a eficácia clínica das águas termais, por exemplo, nas doenças respiratórias.

Um dos projetos em curso, coordenado por Luís Taborda Barata, pretende avaliar e caracterizar essa mesma eficácia. O outro, coordenado por Ana Palmeira de Oliveira, também docente e investigadora da UBI, decorre em parceria com a Universidade de Coimbra e destina-se a avaliar o potencial bioativo dos recursos termais da região Centro.

 

Foto: H2otel Congress & Medical SPA