Comissão de Igualdade da UBI já trabalha

Os primeiros membros da Comissão de Igualdade da Universidade da Beira Interior (CI-UBI) estão em funções desde quinta-feira, dia 7 de fevereiro. A tomada de posse deu início ao funcionamento desta estrutura criada pela academia para aprofundar e desenvolver ações no domínio da igualdade, abrangendo todas as faculdades e a comunidade da UBI.

A Comissão integra docentes das 5 faculdades, Sandra Bento (Faculdade de Ciências), Maria do Rosário Calado (Faculdade de Engenharia), Catarina Sales de Oliveira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), Ana Catarina Pereira (Faculdade de Artes e Letras) e Ana Paula Duarte (Faculdade de Ciências da Saúde). A Associação Académica da UBI está representada por Ana Rita Cruz. Fazem ainda parte da CI-UBI três elementos diretamente indigitados pelo Reitor: os docentes Isabel Cunha e Nuno Jerónimo, bem como Mércia Pires, em representação do Pessoal não Docente.

A comissão é um órgão consultivo que irá fazer “recomendações no domínio das políticas da UBI em matéria de igualdade de oportunidades, nas atividades laborais, de ensino e de investigação, bem como propor ações de promoção de uma cultura de igualdade dentro e fora da instituição”. Compete-lhe “proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa” nas atividades laborais, nomeadamente no que se refere “à não discriminação de género, a proteção da parentalidade, da conciliação da vida profissional pessoal e familiar de homens e mulheres e do combate às formas de violência de género”.