Procissão dos Terceiros amanhã no Teixoso

Inicia-se amanhã, domingo, no Teixoso, o ciclo de atividades denominado “Viver a Quaresma” que pretende, de uma forma abrangente, “celebrar com fé a quadra que se atravessa” e mostrar aos jovens as tradições de outros tempos na vila.

A primeira das procissões tem lugar amanhã, trata-se da Procissão dos Terceiros, que “há 80 anos não se realizava” e que agora será revivida.Uma tradição que remonta ao Sec. XVI, que se começou a realizar na vila, logo após a implementação da Ordem Terceira, mas que “desde os anos 40 não saía à rua”, explicou Carlos Madaleno. Esta realização, a 17 de março, marca o arranque do programa, e “será o seu ponto alto”, terá duas componentes distintas, “uma recreada por figurantes” outra por figuras “transportadas em andores”, num total de mais de “150 elementos” explicou ainda o historiador. As figuras e figurantes irão recriar a História da Ordem, mas também quadros do Antigo e Novo Testamento.

No programa consta ainda a “procissão com o Senhor dos Passos”, composta por 3 momentos diferentes. Uma procissão na sexta-feira à noite, 22 de março, outra no sábado, 23 e no domingo, 24, esta com a presença do Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício. O “Regrar dos Passos” é outra “tradição com origem franciscana”, que no concelho da Covilhã “só se realiza no Teixoso” e que irá decorrer diariamente de 17 a 23 de março, salientou Carlos Madaleno.

Durante a Semana Santa o destaque vai para o “Encomendar das Almas”, e para a procissão do “Enterro do Senhor”, na Sexta-feira Santa, um evento que há cerca de 60 anos não se realizava naquela vila.