João Fonseca regressa às rampas com as cores do SCC

João Fonseca, campeão nacional de montanha em automobilismo em 2015, vai voltar às rampas esta época, com as cores do Sporting da Covilhã. À Rádio Covilhã o piloto confessa que este “era um namoro antigo” que agora “resultou numa parceria que será benéfica para ambas as partes”.

Depois de um ano completo de paragem, por motivos profissionais, “este é o melhor regresso”, com as cores do “clube do coração”, refere.  O automobilista salienta ainda que “é intenção do clube apostar no automobilismo”, nomeadamente com “iniciação ao karting”, projeto com o qual o piloto se mostra “disponível para colaborar”.


Há 17 épocas a participar no Campeonato Nacional, o piloto considera que o facto de correr por um clube “dá um suporte e uma imagem diferentes”, destacando que é “praticamente inédito ter um clube de futebol a apoiar”. Quanto ao projeto classifica-o como “ambicioso”, com o objetivo de “andar na frente da tabela”.

O campeonato deste ano é constituído por 8 provas, o piloto da Covilhã tem “orçamento garantido para participar nas 4 primeiras”, e mostra-se convicto que “após a apresentação da sua equipa e do carro”, juntamente com a parceria com os leões da serra “será possível conseguir os restantes apoios”.

O piloto vai correr com o SilverCar EF10, da equipa oficial, apoiado pela Speedy Motorsport, do Pedro Salvador, que na época passada pilotou o bólide. João Fonseca adianta que “todo o acompanhamento e preparação das provas vão ser feitos com o Pedro Salvador, e esse trabalho será fundamental para obter os resultados desejados.” O objetivo é andar na frente da classificação geral, “apesar de ter a correr José Correa ao volante do melhor carro da Europa”, salienta. Um carro que na época passada foi conduzido pelo campeão em título Rui Ramalho.

Após um ano “sabático” João Fonseca regressa à montanha, como habitualmente com a bandeira da Covilhã e o cachecol do SCC, mas esta época para homenagear o “grande piloto e amigo Paulo Ramalho que faleceu recentemente”. João Fonseca refere que no seu capacete terá a sua imagem e sempre que subir ao pódio “será para o relembrar”.

A primeira das 8 provas do campeonato é a Rampa da Penha a 6 e 7 de abril. A Rampa Serra da Estrela será a 29 e 30 de junho, a última prova será a 28 e 29 de setembro, a Rampa das Boticas.

Para o presidente do S.C. Covilhã, José Mendes, citado no site oficial do clube, este “é um momento histórico para o Sporting da Covilhã”, considerando que o piloto “é uma referência para a cidade e para a região”, mostra-se “orgulhoso” com esta parceria e certo “de que o João vai honrar as cores do clube”.