Rancho da Boidobra canta os “ Martírios de Cristo”

O Rancho Folclórico da Boidobra promove, no dia 18 de abril, o tradicional “Cantar dos Martírios”, a partir das 22 horas. Trata-se de recriar uma tradição da Quaresma, época “em que as pessoas tinham que obedecer a determinadas regras. Não se podia dançar, ou cantar, apenas se podiam ouvir os temas religiosos ou que de algum modo estivessem ligados com a religião”, recorda o rancho em nota de imprensa.

Os Martírios era um dos cantos que se ouvia na Boidobra nesta quadra. Neste cantar ouve-se “quadra por quadra, todo o sofrimento, toda a agonia, todo o martírio de Cristo na cruz. Cada quadra narra-nos o sofrimento de cada parte do corpo de Jesus Cristo, desde o cabelo aos pés”, explica a organização do evento.


Na sua origem “eram cantadas alternadamente por duas pessoas com boa voz que, colocando-se nos pontos mais altos dentro da aldeia, teriam de se fazer ouvir uma à outra, não interessando a distância entre elas”. Uma tradição que o Rancho do Boidobra volta a realizar este ano, após um ano de interregno.