Samuel Barata apadrinha corrida 1º de Maio na Covilhã

O atleta covilhanense Samuel Barata, que atualmente representa o Benfica, é o padrinho da corrida de atletismo e da Marcha de Homenagem ao Trabalhador, que a USCB/CGTP-IN leva a efeito no âmbito das comemorações do 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador.

Em nota de imprensa a organização afirma que “é uma honra” contar com o atleta natural da Bouça. Samuel Barata iniciou a sua atividade desportiva no Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça e nessa qualidade participou em várias edições da Corrida 1º de Maio, na Covilhã. A USCB salienta que “a participação de Samuel Barata enriquece a Corrida e a Marcha do 1º de maio” e a organização “realiza um sonho”, pois esclarecendo que trazer o atleta era um objetivo já com alguns anos, mas tal não tinha sido possível.


Apesar de ainda jovem, o atleta que desde 2012 veste as cores do Benfica, tem-se vindo a revelar um dos bons valores nacionais na pista, corta-mato e estrada. Foi campeão nacional de corta-mato júnior em 2012 e sub’23 em 2015 e de estrada sub’23 em 2014 e 2015.

Sagrou-se campeão de Portugal nos 10.000 metros em 2015 e de Corta-Mato Curto em 2017. Foi o melhor atleta português nas Meias Maratonas Rock’n’Roll de 2015 (7º da geral) e de Lisboa de 2016 (16º) e 2017 (6º). Já representou Portugal em Campeonatos da Europa de Corta-Mato e de Pista. Já este ano Samuel Barata ficou nos 10 primeiros classificados da Meia Maratona de Barcelona, superando o seu recorde pessoal.