Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira com campanha de recolha alimentar no fim-de-semana

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) realiza mais uma campanha de recolha de alimentos nos dias 25 e 26 de maio. A campanha decorrerá em lojas da região da Beira Interior, com voluntários identificados, à porta dos supermercados.

O Banco Alimentar “é a única instituição da região da Beira Interior que faz um trabalho permanente de recolha de alimentos não perecíveis” salienta a instituição, especificando que “fornece alimentos a 34 instituições que, no terreno, apoiam crianças, jovens, adultos e idosos que vivem numa verdadeira situação de pobreza, num total de cerca de 4 mil pessoas”. Segundo o Banco Alimentar são esperados cerca de 600 voluntários para a campanha do próximo fim-se-semana.


O BACB apela à doação de produtos não perecíveis, como leite, azeite, óleo, açúcar, conservas, bolachas, grão e feijão, massas, cereais, arroz, farinha, etc, dada a sua facilidade de preservação.

Para além desta campanha e para quem não tiver oportunidade de ir ao supermercado no fim-de-semana, até 2 de junho, pode fazê-lo através da Campanha Online e “Ajuda Vale”. Através do online pode fazer donativos em alimentestaideia.pt, bastando um simples clique para doar alimentos a famílias com necessidades comprovadas.

A campanha “Ajuda Vale” decorre nos supermercados, e torna possível contribuir com vales disponíveis nas caixas que equivalem a um produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite, “1 lata de atum“) e dispõem de um código de barras próprio. Ao efetuar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora, paga, ficando os produtos identificados no talão de caixa. A logística de entrega aos Bancos Alimentares fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.