CMC homenageia Maria Ascensão Simões

A Câmara Municipal da Covilhã realiza a 20 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma cerimónia de homenagem a Maria Ascensão Simões.

Segundo o Município “trata-se do reconhecimento público” do trabalho “desenvolvido por uma mulher à frente do seu tempo, no âmbito do ensino e da cultura na Covilhã”, no dia em que comemora o seu 90º aniversário.


Maria Ascensão Simões nasceu 20 de junho de 1929, em Nelas. Frequentou o ensino primário no Colégio da Nossa Senhora da Conceição (Viseu), o ensino secundário no Liceu Infanta D. Maria (Coimbra) e frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Ciências Históricas e Filosóficas. Dedicada ao ensino desde 1954 até a sua aposentação em 1996, lecionou em diversas cidades do país: Setúbal, Caldas da Rainha, Torres Vedras, Castelo Branco, Fundão e Covilhã.

Professora durante 33 anos na Escola Industrial Campos Melo, integrou a comissão de gestão em 1974/1975 vindo a ser Presidente do Conselho Diretivo desde 1981 até 1988. Foi sócia fundadora da Academia Sénior e Reitora de 2003 a 2018, tendo sido representante da Rede Universidades Seniores de Portugal no Congresso Internacional, em França. Foi ainda sócia fundadora e Presidente da Assembleia Geral da APAE Campos Melo e Deputada da Assembleia Municipal da Covilhã entre 2005 e 2009.

A cerimónia terá início pelas 15h00, com a inauguração da exposição fotográfica “Maria Ascensão Simões – Uma mulher à frente do seu tempo”, e contará com um momento musical pela Academia Sénior da Covilhã, dedicado à homenageada.