Rotas in Xistus para conhecer a aldeia “mais natural” da região

Rotas In Xistus é o evento que a Associação de Desenvolvimento Local Sobral Paxis vai realizar de 3 a 9 de agosto. Trata-se de uma semana com atividades diárias que tem como objetivo “agregar todos os sobralenses em torno da freguesia”.

Ao longo dos 7 dias haverá caminhadas, concertos, exposições, feiras do livro, torneios diversos, cinema, jogos tradicionais e muitas oportunidades para degustar pratos típicos de Sobral de S. Miguel.


À Rádio Covilhã, Fernando Paulo Antunes, da associação Sobral Paxis explicou que escolheram o mês de agosto para esta realização, “para não colidir com outras iniciativas da aldeia e da região”, mas também porque querem que “os residentes e aqueles que só regressam nesta época do ano participem”.

Esta é uma das primeiras atividades visíveis da associação Sobral Paxis, fundada em 2013 e que, passados os tempos de organização administrativa, está apta a colocar em prática a finalidade para que foi criada, a “defesa, divulgação e recuperação do património local”, revela Acúrcio Domingos.

Uma missão ambiciosa, reconhecem os elementos da associação, que pretendem colocar em prática em “três vertentes distintas”.

Em primeiro lugar irão “fazer o cadastro de tudo o que existe de património natural”, referindo que “é muito o que têm para inventariar”, desde “os moinhos, às levadas, fornos e trilhos”, apenas para dar alguns exemplos, explica o responsável.

Outra das fases da atuação da associação é a recuperação das “vivencias do antigamente”, aproveitando a “memória viva” dos que ainda ali residem. Realçam que “naquela época em Sobral de S. Miguel se fazia de tudo”, explicando que a aldeia era “autossuficiente para a sobrevivência de todos” e é essa vida passada que querem “reviver”.

Em terceiro lugar a associação pretende divulgar Sobral de S. Miguel a todos os que não conhecem aquela que consideram “uma aldeia perfeitamente natural, quase rude, em estado puro”. Um desafio que passa por “levar pessoas de fora a investir em habitação na aldeia” e “levar as pessoas, a acreditar no potencial que o Sobral tem”, reforça Acúrcio Domingos.

“Colocar Sobral no mapa” é o grande objetivo que a Associação de Desenvolvimento Local Sobral Paxis pretende alcançar a médio prazo.

Para já o convite é para participar na semana “Rotas In Xistus” que se realiza de 3 a 9 de agosto.