Pedro Pais reforça equipa de educação na CMC

Pedro Leitão Pais é o Coordenador Municipal da Educação na Covilhã. O professor e antigo diretor pedagógico da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) irá assumir funções “esta semana”, disse Vítor Pereira, presidente da CMC na reunião privada do executivo, na última quinta-feira.

Vítor Pereira falava aos jornalistas no final da reunião extraordinária e frisou que “este é o reforço da equipa”, para assegurar “a continuidade do trabalho que até aqui foi feito pela vereadora Regina Gouveia”.


Recorde-se que a Câmara Municipal da Covilhã aceitou a antecipação da transferência de competências no domínio da educação, que assume a partir de hoje. O presidente da autarquia considera que “esta aceitação antecipada permite limar arestas do trabalho em equipa, até que esta se torne obrigatória em janeiro de 2021.

Vítor Pereira relembra também que neste domínio as competências da autarquia são “administrativas e financeiras”, frisando que a câmara “não dá orientações pedagógicas nem coloca professores”. Reforça que “os diretores têm autonomia” e tudo o que “é partilhado com a câmara está a acontecer em franca e leal cooperação”.

Referir que nesta matéria a Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Implementação e Desenvolvimento do conjunto de competências na área da Educação transferidas da administração central para as autarquias, já tomou posse e foi instalada.

A cerimónia decorreu na última quarta-feira nos Paços do Concelho. Tomaram posse o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, a Delegada Regional de Educação do Centro, os diretores dos Agrupamentos de Escolas “A Lã e a Neve”, Frei Heitor Pinto, Pêro da Covilhã, Teixoso, a diretora da ES Campos Melo e o diretor da ES Quinta das Palmeiras.