Conservatório da Covilhã há 58 anos a promover talento

Foi em festa que o Conservatório Regional de Música da Covilhã assinalou os 58 anos de existência na última quinta-feira. Depois de um dia dedicado a atividades desenvolvidas pelos cerca de 500 alunos, a noite foi dedicada à música e dança num concerto que juntou os professores da instituição.

Uma instituição de referência “que trabalha para a comunidade” e que, “felizmente vê o seu trabalho reconhecido” disse à Rádio Covilhã, Carlos Salazar, diretor pedagógico da escola. A grande procura é prova desse reconhecimento que tem levado a um aumento “do número de alunos ano após ano, bem como o número de cursos”, explica o responsável, salientando que “esta é a melhor prenda” que podem receber.

Com mais de 500 alunos nas várias valências da escola, que vão desde o pré-escolar ao segundo ciclo, ensino articulado de música e dança e este ano também o ensino integrado, bem como cursos em regime supletivo.

A “cereja no topo do bolo” seria conseguir o financiamento para o “ensino integrado, à semelhança do que aconteceu há dois anos com a dança”, acrescenta ainda Carlos Salazar.

Alargar o número de vagas para o ensino articulado da música seria também uma mais-valia, acrescenta ainda o responsável, até porque, só este ano, em mais de 70 pré-inscritos, apenas foram admitidos 22, “o que quer dizer que há talentos que se vão perdendo”, uma vez que, “nem todas as famílias “podem suportar os custos” da frequência do Conservatório pagando as despesas.

Carlos Salazar frisa que “a escola tem instalações e meios humanos para poder receber mais alunos” no articulado “ e esta será sempre uma prioridade para nós”. “Este ano entrou uma turma, mas podem até entrar 3”, afirmando que “a cidade precisa desse alargamento, uma vez que nos procuram. É preciso é que o Ministério da Educação apoie”. 

O Conservatório Regional de Música da Covilhã é uma estrutura integrante do Orfeão da Covilhã, foi fundado a 21 de novembro de 1961 com uma frequência inicial de cerca de 86 alunos. “Pela Arte e pela nossa Terra” foi o lema instituído aquando da fundação do Orfeão da Covilhã, a 16 de novembro de 1926 e que ainda hoje, “é sentido e vivido pelo Conservatório Regional de Música da Covilhã”.