Santa Bebiana este fim de semana na vila do Paul

O Paul recebe de 29 de novembro a 1 de dezembro a 15ª edição da Santa Bebiana, uma organização da Casa do Povo do Paul. Com um orçamento de 23.500 euros, este ano a vila volta a ser a capital da Jeropiga, onde espera receber mais de 18 mil visitantes.

Este ano “houve uma grande aposta no artesanato”, frisou Cristóvão Galvão, responsável da casa do povo do Paul, avançando que o evento contará com mais de 30 lugares ocupados entre artesanato e tasquinhas, “um número que supera a edição anterior”. “A festa da Santa Bebiana, anda à volta de tascas, convívio e folia, mas é importante ter em conta a parte cultural” refere a organização.

Na sexta-feira, a organização apostou na “prata da casa”, para animação musical, com os concertos das Três Moças e Os Beirões. A Chegada da Santa acontecerá pelas 22 horas, com as Adufeiras e Zabumbas da Casa do Povo do Paul. Haverá ainda, nesse dia, concertos da EncantaTuna, dos Bombos de Lavacolhos e os Bordões da Beira.

O dia 30 de novembro contará com grandes novidades como os Jogos do Hélder, com o Passeio Cultural, onde toda a visita será baseada no livro “Sedução” de José Marmelo e Silva. Pelas 17 horas decorrerá uma tertúlia de Conversas no Feminino, seguindo-se a Poesia Etílica, com Betty Blue. A procissão bebiana acontecerá pelas 22 horas e posteriormente o sermão, no Largo da Praça.  Este ano a organização, para animação da noite, apostou num grupo nacional os Kumpania Algazarra, que irá animar a festa pelas 00horas.

No último dia, 1 de dezembro, realiza-se o mercado bebiano “que foi um sucesso no ano anterior” frisa a organização. A rainha da festa será posta à prova pelas 18 horas. Este ano a organização “espera atingir os 25 participantes” no concurso da prova da Jeropiga e onde serão atribuídos prémios às melhores. O evento termina pelas 19 horas com a Queimada da Santa.

Em conferência de imprensa o vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, realça “o empenho da Casa no Povo do Paul, em trazer algo de novo à festa, quer a nível cultural como musical”, referindo que a Festa de Santa Bebiana “é um evento que faz já parte do calendário, que se tem vindo afirmar cada vez mais no concelho.”

Este ano haverá ainda autocarros disponíveis para a vila do Paul.
De salientar que a Rádio Clube da Covilhã irá marcar presença na 15ª edição da Santa Bebiana, para transmitir todas as imagens sonoras da capital da Jeropiga.