Na FCS há consultas a brincar para perder medo da bata branca

Arranca amanhã, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a edição 2019 do “Hospital Faz de Conta”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI (MEDUBI), para “combater o medo da bata branca”, disse à Rádio Covilhã a coordenadora do evento Maria Rui.

Uma abordagem “estratégica” dos estudantes de medicina “para que quando os pequenos tenham que ir ao médico, não tenham a ansiedade inicial”, especifica a responsável.

Em termos práticos haverá duas áreas, uma de consultórios e outra de tratamentos. “As crianças passam a ser os pais dos bonecos que levam ao médico” e “tenta-se que eles queiram mesmo tratar deles”, explica Maria Rui. Para além da consulta normal serão também simuladas intervenções cirúrgicas e até internamentos “para explicar que se isso acontecer, podem estar acompanhados e não têm que ter medo”, refere.

Os medicamentos também entram nestes “tratamentos” uma vez que os “alunos de ciências farmacêuticas irão explicar como funciona uma farmácia”, frisa a coordenadora do Hospital.

Para finalizar esta ida ao hospital, as crianças serão convidadas a assistir a um “teatro” onde a “educação para a saúde” é o tema de fundo. Ali serão abordados temas como “alimentação saudável, atividade física e higiene”, sendo que o grande objetivo é “desmistificar o medo das vacinas”, frisa Maria Rui.

O Medubi espera para a edição deste ano, que decorre de 7 a 13 de novembro, cerca de 1000 crianças de escolas de todo o concelho da Covilhã, do Fundão e da Guarda. Um evento que “tem vindo a crescer ao longo dos anos” e que só não recebe mais escolas, “porque o espaço e o horário são limitados”, lamenta a organização.

Para o Medubi, o “Hospital Faz de Conta” é o ponto alto das suas atividades anuais, a edição 2019 começa amanhã e decorre até dia 13.