AAUBI celebra 31 anos em clima de festa

No dia em que a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) comemorou os 31 anos, Afonso Gomes, presidente da associação, considerou “uma lacuna muito grande”, o facto de a instituição não assinalar a data.

A Faculdade das Engenharias, da Universidade da Beira Interior, recebeu, na passada sexta-feira, algumas dezenas de pessoas, na I Gala de Aniversário, onde Afonso Gomes frisou que o “31º aniversário reflete aquilo que foi a reestruturação e a redefinição da estratégia da aaubi”. Destacou a “aposta na reestruturação do bar académico e a realização de eventos nacionais, a reinvenção de eventos de caráter recreativo e a entrega do prémio de Boas Práticas Associativas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude”.

Os objetivos da instituição são sobretudo “o crescimento da relação com o município do Fundão, o aumento dos laços e do apoio entre a AAUBI e o município da Covilhã, a resolução do problema do bar académico, a parceria com a universidade continue e a reestruturação da sede”, realçou o presidente da associação no seu discurso.

O vice-reitor frisou a importância da participação dos estudantes nas atividades extra universidade, já que para ele “ a universidade é muito mais do que passar horas a estudar, não pode ser um supermercado de diplomas, porque caso o seja estará a formar técnicos.” Para João Canavilhas “é necessário dar uma formação humanista, para se formar cidadãos”. Realçou ainda que aqueles que participam nas associações, núcleos e tunas “certamente serão distinguidos perante os futuros empregadores”.

Na gala esteve presente o vereador José Miguel Oliveira, em representação do município, que realçou a importância da Universidade e da Associação Académica para a Covilhã e deixou um repto para que “os estudantes deixassem o contributo no concelho, que os recebe de braços abertos”.

A I Gala de Aniversário, realizada na Faculdade das engenharias, na passada sexta-feira, assinalou os 31 anos da AAUBI.