AMFMCB quer campeonato nacional de matraquilhos na Covilhã

A Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa de Castelo Branco quer realizar o campeonato nacional de matraquilhos na Covilhã, de 3 a 5 de outubro, sendo esse o grande objetivo de António Garra, presidente da AMFMCB, adiantando que já está em negociações “muito difíceis” com a Câmara Municipal, pois os valores que o município está disposto a dar “não chegava a 50% dos custos que o campeonato envolve”, mas admite “negociar de outra forma” disse em declarações à RCC.

O Campeonato Nacional de Matraquilhos é um evento que reúne “normalmente 300 pessoas” o que seria levar o “nome do concelho mais longe”, sendo este o objetivo que António Garra se mostra confiante em atingir.

Neste momento decorre na AMFMCB a regularização de associados para que estes possam participar nas competições agendadas para o ano de 2020, sendo que o open de abertura se vai realizar a 15 e 16 de fevereiro no G.E.R Campos Melo. Neste momento estão regularizados 72 associados, sendo que ainda faltam regularizar cerca de 30, números “excecionais” para uma instituição que existe deste 2014. Em termos de equipas, são um total de 26, sendo que 20 são do concelho da Covilhã.

Para o torneio de abertura estão neste momento inscritas 13 equipas. As inscrições ainda estão abertas e têm um custo de 5€ por pessoa. Do valor total angariado, 15% fica para a coletividade, 40% para a Associação, e os restantes 45% serão os prémios dos três primeiros lugar da competição individual e da competição por equipas, valores “perfeitamente simbólicos, mas que nesta modalidade são importantíssimos”, salienta António Garra.

Depois do Open de Abertura, inicia-se a 29 de fevereiro o Campeonato Distrital por Equipas e a 9 de março o campeonato individual. Os quatro primeiros classificados do Campeonato Distrital vão apurar-se para o Masters Cup, que em 2020 vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, competição que tem um prémio mínimo de 2000€.

Recorde-se que a Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa de Castelo Branco se sagrou campeã nacional na época transata.