Peso: Centro Social vai criar Unidade de Turismo Sénior

Fechar um ciclo difícil, “em que que a prioridade foi pagar os investimentos feitos”, e “levantar a cabeça” para novos projetos, nomeadamente a criação de uma unidade de Turismo sénior”, resume o mandato de 4 anos que os órgãos sociais do Centro Social e Comunitário do Peso assumiram no último domingo.

Rui Amaro, que continua como presidente da administração, disse à Rádio Covilhã que, “até junho de 2021, os esforços são para pagar a dívida que resta do investimento feito em 2013”, recordando que foram investidos 1 milhão de euros, e “apenas tiveram apoio da Câmara Municipal da Covilhã de 80 mil e de Fundos Comunitários 200 mil”. Para o dirigente esta será a prioridade na primeira metade do mandato.

A partir dessa data o Centro tem já projetos “a mexer”, avança o dirigente, especificando que pretende criar no Peso “uma Unidade de Turismo Sénior”. Rui Amaro vinca que “já adquiriram terreno para a sua instalação” e estão a elaborar o projeto de arquitetura para “em breve entregar na CMC”.

O objetivo é “aproveitar as condições excelentes da região para captar este segmento de turismo”, disse ainda Rui Amaro, salientando que “os países nórdicos serão um dos potenciais clientes”, até porque, “na região não existe nada comparado ao que queremos criar”. Um projeto para desenvolver a partir de 2021.

No arranque deste novo mandato o administrador salienta ainda que “apesar das dificuldades” realizaram recentemente investimentos no Centro, nomeadamente a criação de uma sala snoezelen, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no valor de 48 mil euros. Um projeto que estão a “desenvolver” frisa o dirigente salientando que “irão realizar protocolos com outras congéneres para a utilização do equipamento”.

O Centro Social e Comunitário do Peso tem 74 utentes, nas valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário. O centro tem ainda espaço saúde com diversos serviços que presta à comunidade em geral e conta com 24 colaboradores.