Vítor Pereira quer Centro de Meios Aéreos em Unhais da Serra

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, quer “implantar” no antigo campo de futebol de Unhais da Serra um centro de meios aéreos para “complementar a defesa da Serra da Estrela” disse em exclusivo à Rádio Covilhã, enquanto acompanhava a visita do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil às instalações da Base de Montanha da Força Especial de Proteção Civil.

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), Mourato Nunes, que esteve ontem, pela primeira vez, na Base de Montanha da Força Especial de Proteção Civil em Unhais da Serra, aproveitou para conhecer o antigo campo de futebol da freguesia, que irá servir como heliporto, admitindo que não tinha conhecimento “da infraestrutura nem da disponibilidade para que possa ser utilizado” com tal fim. No entanto, o presidente da ANPC salienta que o campo de futebol “tem condições excelentes para poder ser um heliporto em caso de necessidade”.

“É fundamental ter as forças convenientemente colocadas”, acrescentou Mourato Nunes, referindo que para além da boa localização desta base, a “grande vantagem é ter aqui um espaço adequado e digno”. É um “valor acrescido” que representa “um grande esforço por parte da Câmara Municipal da Covilhã e da Junta de Freguesia de Unhais da Serra”, salienta.

Mourato Nunes considerou esta base de “importância determinante”, pela possibilidade de a Proteção Civil “estar relativamente perto da Serra da Estrela” para que possa intervir nos incêndios rurais, dando à Força Especial “uma capacidade de respostas acrescida”, disse em declarações à Rádio Covilhã.

Depois desta visita, a comitiva, também composta pelo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, seguiu para a Torre, onde apresentou o dispositivo que integra o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE), que visa “dar segurança aos visitantes”, disse Mourato Nunes à agência Lusa. Integram o dispositivo corpos de bombeiros da Covilhã, Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas, o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica entre outros, e vai manter 15 elementos em permanência na Torre.

O dispositivo cessa as suas funções depois da Páscoa.