Exploração Lítio: Movimentos exigem apresentação da lei “em sessões abertas”

A Associação Guardiões da Serra da Estrela e o Movimento Pela Preservação da Serra da Argemela/contra a Extração Mineira estão entre as dezassete associações e movimentos cívicos, que pediram “transparência” na implementação da nova lei da mineração e reivindicaram “a divulgação dos locais e datas e a participação pública” nas sessões do roteiro de apresentação que o Governo vai realizar.

Os movimentos cívicos dizem em comunicado que o ministério tutelado por João Pedro Matos Fernandes decidiu “realizar estas reuniões à porta fechada”, pelo que decidiram assinar “um pedido de transparência” que foi ontem entregue ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Os signatários consideram que “a forma de atuar do ministério não garante informação clara, transparente e abrangente às populações potencialmente afetadas e à sociedade civil em geral”.

As associações e movimentos defendem a “participação pública” nestas apresentações, por via direta, com participação do público, ou indireta com a participação de representantes dos movimentos.

Recordar que o Governo quer criar em 2020 um `cluster` do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país.

Para além dos dois contratos já anunciados em Montalegre e Boticas, serão abrangidas as áreas de Serra d’Arga, Barro/Alvão, Seixo/Vieira, Almendra, Barca Dalva/Canhão, Argemela, Guarda, Segura e Maçoeira. A aposta faz parte da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).