Concurso “Projeto em 3D” da UBI já tem vencedores

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu nos últimos três anos o concurso “Projeto em 3D” com o objetivo pedagógico, de promover a aprendizagem através do aumento da motivação dos estudantes.

A iniciativa teve início no ano letivo de 2016/2017, centrada “na visualização tridimensional a partir de elementos bidimensionais (plantas, alçados e cortes), elementos gráficos tradicionais em projetos de Engenharia Civil”, explica a UBI. A ideia pretendeu contornar “eventuais dificuldades de interpretação e de adaptação às exigências do Ensino Superior dos alunos do 1.º ano do Mestrado Integrado, e foi aplicada pelo docente Jorge Gonçalves, com o apoio da direção do curso e do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA).

Os projetos vencedores foram impressos à escala 1:100, numa impressora 3D, com o apoio técnico da empresa MiniLab3D e do docente Pedro Almeida, do DECA.

Quanto aos vencedores das três edições do concurso são em 2016/2017 Carlos Gonçalves, em 2017/2018 Metuzalém Feliciano e em 2018/2019 Tomás Lima e Wesley Eusébio.