Viver no Interior pode garantir apoios que chegam aos 4800 euros

Um pacote de medidas para apoiar trabalhadores e estudantes que se queiram fixar no interior, denominado “+GO3SO Emprego”, vai ser apresentado esta segunda-feira, em Bragança, pelo Ministério do Trabalho.

Segundo avançou esta manhã à rádio TSF a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, o apoio para trabalhadores ou estudantes, dado pelo IEFP, que será “de até 4800 euros por pessoa, é um apoio dado numa fase inicial, para o arranque e instalação”, e esta flutuação acontece “em função do agregado familiar”.

A ministra esclareceu ainda que o valor base do apoio situa-se nos 2600 euros, mas que pode chegar ao teto de 4800 euros, em função das despesas de instalação e transporte, bem como por cada membro do agregado.

Ana Mendes Godinho acrescenta que haverá um apoio financeiro dado às empresas, como a majoração de 25% no apoio à criação de empresa para a contratação de desempregados, majorações em estágios no interior, que serão majorados em 10 pontos, assim como a majoração em 20% do prémio-emprego (conversão do contrato de estágio em contrato sem termo).

Entre as várias linhas de financiamento está a comparticipação, durante três anos, no salário dos trabalhadores para empresas do interior que criem novos postos de trabalho, no âmbito de um novo aviso “+ Coesão Emprego”, um programa gerido pelo Ministério da Coesão Territorial que apoia o pagamento de salários por parte de empresas que contratem no interior.