Covid19: Desde a meia-noite em “Fase de mitigação”

Desde a meia-noite de hoje (26 Março), que o país entrou na Fase de Mitigação da pandemia pelo novo coronavirus, o que quer dizer que as autoridades reconhecem agora que há “transmissão local em ambiente fechado”, há “transmissão comunitária” e que os planos delineados até agora já não bastam para travar o surto no país, sendo necessário seguir as novas normas delineadas pela Direção-geral da Saúde.

Assim, todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia/dificuldade respiratória, são considerados suspeitos de COVID-19 e devem ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

O contacto pelos doentes suspeitos de COVID-19 pode ser feito para linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito em Unidades de Saúde Familiar (USF) ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

A avaliação pela Linha SNS24, ou pela USF / UCSP, permite o encaminhamento do doente suspeito de COVID-19 para: autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância; avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários; avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS.

Apelamos, mais uma vez, para que se mantenham em casa, principalmente às pessoas que fazem parte dos grupos de risco. #vamostodosficarbem