Bons exemplos multiplicam-se: Entidades públicas e privadas juntam-se para ajudar hospitais

A UBI, a AAUBI, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a Câmara Municipal do Fundão, o Fab Lab Aldeias do Xisto, a Junta de Freguesia do Tortosendo e as empresas WD Retail, BSRP e Beira Escrita juntaram-se para criar uma viseira para profissionais de saúde para ser produzida e doada aos hospitais da região.

A viseira é feita “em material plástico, com diferentes espessuras, tem um peso de 45 gramas e é completamente vedada na parte superior para não permitir a entrada de qualquer partícula” disse Hugo Nobre, da WD Retail à agêncial Lusa.

Após protótipo realizado entre a WD Retail, Fab Lab Aldeias do Xisto, UBI e profissionais da Faculdade de Ciências da Saúde, a empresa vai agora produzir a primeira remessa, de 5000 exemplares, na China, sendo que 2500 irão para Portugal e outras 2500 para a Holanda. As próximas remessas serão feitas na WD Retail, tendo cada viseira o custo estimado de 3 a 4 euros para os hospitais.

A aliar a esta iniciativa, a AAUBI lançou a campanha “Fazer mais por todos” para angariar fundos para a compra de material de proteção individual para profissionais de saúde. “Todos queremos ajudar neste momento difícil e acreditamos que podemos ter uma grande adesão, sendo que os fundos serão usados exclusivamente para a aquisição de material de proteção” salientou o tesoureiro da AAUBI, Norberto Bernardo à Lusa.

A UBI está pronta “para comprar algumas centenas de viseiras”, anunciou Mário Raposo, vice-reitor da instituição.