4 restaurantes da Covilhã participam no Concurso Beira Interior Gourmet

4 restaurantes da Covilhã participam na primeira edição do Concurso Beira Interior Gourmet, que se realiza de 14 de março a 16 de abril, anunciou a organização, vincando que vai ter 33 restaurantes aderentes, números que “excedem todas as expectativas”, descreve em comunicado.

O objetivo da iniciativa é promover a gastronomia e os vinhos da região, sendo que durante o evento o público, que “é fundamental para a aderência do público”, poderá durante este período “provar os diferentes pratos a concurso “harmonizados com vinhos da beira interior”.

Da Covilhã participam Alkimya, Casa das Muralhas, Taberna A Laranjinha e a Varanda da Estrela. Do Fundão vai a concurso o restaurante Fiado.

O concurso divide-se em três categorias. Restaurante “Cozinha Tradicional/Regional” que engloba a “restauração com menus de cozinha regional, que utiliza produtos da Beira Interior ou da região onde está inserido, com ambiente típico ou contemporâneo.” A categoria Restaurante “Cozinha cirativa/Evolutiva” vai apresentar “restauração com cozinha elaborada e serviço especializado, com Chef de Cozinha e com ambiente de algum requinte”. Restaurante “Cozinha Europeia e do mundo” dedica-se à “restauração com uma cozinha tradicional de outros países com ambiente contemporâneo ou clássico”.

O menu a concurso é composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa que deverão ser acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados (Regional e/ou DOC) inseridos na carta de vinhos do restaurante.

A presidência do júri está a cargo de Fernando Melo, conceituado crítico de vinhos e comida. Foi reunido um júri das áreas da cozinha; turismo e cultura; ensino; e enologia. Este júri irá visitar os restaurantes inscritos no Beira Interior Gourmet.