Direção Regional de Cultura escolhe a Covilhã para receber colóquio internacional

A primeira edição do colóquio internacional sobre “Cultura, Território e Desenvolvimento”, promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, decorreu no ano passado, em julho, em Idanha-a-Velha. Este ano o evento vai realizar-se na Covilhã, anunciou Suzana Menezes.

“Será um seminário que este ano irá também introduzir a questão da criatividade, por razões óbvias”, disse a diretora regional, referindo-se à candidatura da Covilhã a cidade criativa da UNESCO na área do design. Segundo a diretora é objetivo “saber como conseguimos trabalhar o território do ponto de vista criativo”.

Para Susana Menezes é importante “promover estes encontros” partindo da premissa que “a cultura serve para fixar população” e “deve fazer parte da discussão sobre o desenvolvimento destes territórios, da faixa mais interior do país”, esclareceu.

Numa altura em que se “está a começar a discussão em torno do financiamento 2030”, é também importante que “a cultura, enquanto estratégia de desenvolvimento, esteja bem delineada e trabalhada, dentro dos instrumentos financeiros” para os próximos anos, afirmou Suzana Menezes.

Ainda sem programa definido, a diretora esclareceu que o colóquio será inserido num ciclo de iniciativas a realizar pela autarquia, devendo ocorrer a 8, 9 e 10 de julho.