Encomendação das Almas em Cortes do Meio no sábado

“Quadragésima – Tradições da Quaresma” que começou há 17 anos no Fundão e a que este ano se juntam a Covilhã, Belmonte, Sabugal e Guarda com iniciativas condensadas num único programa, por forma a “dar escala” à iniciativa, continua este fim-de-semana, com destaque para a iniciativa “Acordai se Estais Dormindo”.

A vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã explica que, para o cartaz, cada município contribuiu com as suas tradições, sendo que, há um espetáculo comum, a realizar-se numa aldeia de cada concelho. “Acordai, se estais dormindo”, assim se chama, e na Covilhã terá lugar a 7 de março em Cortes do Meio. Irá decorrer “ao longo de todo o dia”, inclui passeios pedestres, provas gastronómicas e a entoação, em várias ruas da aldeia, de cânticos alusivos à quadra. A autarca explica que “é um programa para também conseguir a divulgação turística, mostrando pontos de interesse de cada aldeia”.

O evento vai contar com 7 “grupos de cânticos de encomendação das almas”, que começam a atuar às 21:30, vindos de vários municípios, estando individualmente dispostas pelas ruas de Cortes do Meio, ao longo do trajeto onde usualmente passa a procissão.

O primeiro grupo vai estar posicionado no Largo da Liberdade, local onde a Junta de Freguesia pede que todos se concentrem, de modo a percorrerem o percurso em conjunto, até à Escadaria da Igreja Matriz, onde termina.

A Junta de Freguesia disponibilizará transporte, pelo que na Bouça estará disponível uma carrinha pelas 21h00 e nas Cortes de Baixo pelas 21h15.