Covilhã quer regadio na margem direita do Zêzere

A Câmara Municipal da Covilhã está a elaborar um projeto para a construção de uma albufeira “dedicada ao regadio para a margem direita do Zêzere”, anunciou Vítor Pereira, presidente do município, especificando que ficará no concelho e “já há uma empresa a elaborar o projeto”. O autarca explicou que esta é uma “reivindicação antiga” dos agricultores, na sua maioria fruticultores, desde Belmonte até ao Fundão.

O autarca falava após assistir a uma reunião entre agricultores da região e a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, em que o tema regadio esteve em destaque. Neste projeto concreto, Vítor Pereira não se quis alongar em explicações, nem adiantar a localização específica, mas salienta que será “num local que não envolve custos muito elevados porque é num sítio com muitas linhas de água e não se prevê que a construção do paredão seja muito cara”. Um projeto que, segundo especificou “deve estar pronto muito antes do final do ano”.

Vítor Pereira recorda que este é um projeto que já estava a trabalhar com o ministro Capoulas Santos, desde que “obteve a informação de que a água disponível, no âmbito do regadio da Cova da Beira, não seria suficiente para chegar à margem direita”.  

O autarca avança ainda que está a estudar o melhor programa comunitário para poder elaborar uma candidatura, logo que o projeto esteja concluído, não excluindo a hipótese de uma candidatura conjunta da Cova da Beira.