3 projetos da UBI e um do Fundão garantem apoio da Fundação “La Caixa” e BPI

O programa “Promove – Dinamização de Regiões Fronteiriças”, do BPI e Fundação “La Caixa” vai apoiar “três ideias com potencial para se converterem em projetos-piloto inovadores, da Universidade da Beira Interior” e “um projeto-piloto no Fundão no âmbito do concurso lançado em 2019”, anuncia em Comunicado. No total, serão apoiados em Portugal oito projetos-piloto e sete ideias com potencial no valor total de perto de 1 milhão de euros.

As ideias vencedoras da UBI são a iniciativa “CO2LLECT”. Trata-se da “instalação de filtros nas indústrias de cal e centrais de produção de energia elétrica de biomassa para capturar CO2 que pode ser utilizado posteriormente”.

A “criação de um dispositivo para a terapia da apneia obstrutiva do sono de reduzidas dimensões que seja seguro, parcialmente invasivo e com baixos níveis de ruído e desconforto.

E o projeto denominado “Poseidon” que consiste na criação de um processo biotecnológico, com desenho de um biorreator que recorre à utilização de uma bactéria capaz de degradar microplásticos – Ideonella sakaiensis.

Mais adiantado está o projecto apresentado pelo Centro Ciência Viva – ANCTT denominado “Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas”. Tem como objetivo a criação de laboratório experimental para a valorização dos recursos endógenos e dos subprodutos associados, inserido num espaço produtivo de divulgação, investigação e inovação aberto à sociedade, que terá ainda uma componente de transferência de conhecimento e de intervenção na resolução de problemas localmente identificados. Será instalado no espaço outrora destinado à exploração agrícola da Quinta Chão de Saldeia, no concelho do Fundão.