58 impedidos de entrar em Portugal, 20 nas fronteiras da BI

Com a determinação da reposição temporária do controlo de fronteiras internas com Espanha, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em colaboração com a GNR, iniciou às 23h00 do dia 16 de março o controlo dos passageiros nos nove Pontos de Passagem Autorizados. Nas primeiras 24 horas controlou 5788 cidadãos e impediu 58 de entrar em Portugal, anunciou em comunicado o Ministério da Administração Interna (MAI).

Na fronteira de Vilar Formoso foram impedidos 19, Termas de Monfortinho 1 e Castro Marim 32. Em Vila Verde da Raia foi detido um indivíduo por uso de autorização de residência falsa, acrescenta ainda a nota do MAI.

Na fronteira das Termas de Monfortinho foram controlados 63 cidadãos e em Vilar Formoso 1 022.

O objetivo deste controlo é, designadamente, vedar as deslocações de cidadãos em turismo/lazer entre os dois países. Para além do controlo de pessoas por parte do SEF, a GNR fiscalizou 1510 viaturas.  Nos pontos de passagem não autorizados, foram reencaminhadas para as fronteiras autorizadas 39 viaturas.

Ao SEF cabe o controlo documental de pessoas. A GNR é responsável pela circulação rodoviária e pela vigilância da fronteira terrestre entre os postos de passagem autorizados.

Importa relembrar que está vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, independentemente do tipo de veículo, com exceção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.