Bispo da Guarda apela aos sacerdotes para difundirem Missas na internet ou por altifalante

Numa nota publicada na página oficial da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, relembra que as celebrações comunitárias estão proibidas, face ao risco de contágio pelo novo coronavírus. O Bispo da Guarda frisa que a única excepção são os funerais, que se devem fazer “com reduzido número de pessoas e que a celebração seja breve e se realize em espaço aberto, no caso o cemitério”.

Face a esta situação a nota refere que é “solicitado aos sacerdotes que celebrem em privado”, para que o povo os acompanhe em suas casas “através dos meios de comunicação e redes sociais”, ou até mesmo “pelo toque dos sinos”, ou por “difusão por altifalante”, vincando que “este é um processo que também está a ser utilizado pelas autoridades públicas de segurança, em algumas aldeias, para fazer recomendações”.

No documento é relembrado que o sacerdote pode “celebrar em sua casa”, ou na igreja, “neste caso com porta fechada, o que não impede que seja acompanhado presencialmente por quem necessita que o ajude, respeitando sempre as regras de distanciamento social conhecidas”, termina o comunicado.